segunda-feira, 28 de setembro de 2015

6 factos sobre a Pedacinho [Curiosidades]


Na semana passada, iniciei uma série de quatro publicações em jeito de celebração do 6.º aniversário do blogue, onde dissertei um bocadinho sobre este espaço que me é – nos é! – tão querido. Hoje, chegou a vez de vos dar a conhecer um pouco mais de mim, dentro e fora da componente literária. Assim, deixo-vos com 6 factos sobre a Pedacinho

1) Iniciei esta aventura no meu último ano de licenciatura (em Cinema), e desde então que o meu amor por este cantinho, por livros e por companheiros de letras como vocês só tem vindo a crescer, cada vez mais, de dia para dia. Já são seis anos e, para vos ser sincera, quero ver, e estar presente noutros seis. Neste momento já se adicionou um Mestrado (em Publishing Studies) ao curriculum e enquanto se passeia, indefinidamente, por Londres, aumenta-se ainda mais – se é que tal é possível – esta paixão pelos livros, ao estar inserida, como parte activa, nesse meio

2) Sou uma apaixonada pelo género YA. Fantasia, contemporâneo, ficção-científica... you name it and I love it. Leio outros géneros, algo que não acontecia há três ou quatro anos atrás com a mesma frequência que agora, mas sempre que preciso de me esconder do mundo, é numa leitura do género jovem-adulto que encontro a minha paz – literária, claro – e um refúgio como nenhum outro

3) Gosto de hardcovers. Ainda antes de vir morar para terras de sua majestade – mas não tanto antes quanto isso – deparei-me com estas beldades de capa dura que não só oferecem uma maior resistência à força do tempo como, também, albergam uma variedade gigantesca em termos de histórias e aventuras. E embora o UK seja sinónimo de paperbacks aos montes, eu não resisto a um bom hardcoverainda no fim de semana chegaram quatro cá a casa... vêem?! Nao resisto! 

4) Como costumo dizer aos que não entendem esta minha obsessão por livros – eu não sou uma mera leitora, eu sou uma coleccionadora de obras de ficção. Se me deixar apaixonar, em absoluto, por uma dada história então é muito provável que queira ter na estante, e a seu tempo, o hardcover americano, o paperback britânico e a edição portuguesa – se, e quando, a houver. Yep, I’m crazy like that. Mas, como disse no ponto anterior, não consigo resistir – não está em mim fazê-lo. Então se as capas forem todas bonitas mas todas diferentes... Uh, só de pensar na eventualidade até me arrepio toda. 

5) Compro livros pela capa. Serei literariamente fútil? Talvez. Julgo um livro pela sua capa? Sem dúvida – mas atenção que tenho em mim uma atenção estética e visual que, se calhar, o cidadão comum – chamemos-lhe assim – não tem. Desde a minha licenciatura que tenho um olho treinado – capto, muito facilmente, erros e falhas em filmes e livros. Essa disciplina ensinou-me, também, a apreciar o belo pelo que ele realmente é – belo. E se uma capa é bonita, eu, com background em cinema e em fotografia, é óbvio que lhe vou mostrar atenção. Tenho tido sorte com as minhas escolhas, e tantas outras permanecem intocáveis na estante só porque ah e tal, a capa apanhou-me de surpresa mas não me sinto culpada. E por isso, admito-o. Compro livros pela capa... e continuarei a comprar livros pela capa na esperança de que o conteúdo seja tão ou mais espectacular. 

6) Adoro acessórios de leitura – e relacionados. Tenho uma colecção a perder de vista de marcadores de livro – gosto, de igual maneira, dos bookmarks oferecidos pelo BookDepository, e que são já um item de colecção, dos que os próprios livros trazem, em particular as edições portuguesas, e de todos os handmade que fui adquirindo ao longo do tempo. Adoro capas de livros. E adoro tudo o que são objectos coleccionáveis que tenham a ver com livros – não tenho muitos, ainda, mas tenho alguns. Conto, assim de cabeça, com um Time Turner, uma t-shirt também do mundo mágico de Hogwarts, uns óculos da Geek Girl, montes de crachás e um ou outro peluche. Quero render-me aos funkos, mas ainda não consegui apanhar os que gosto – mas está para breve, nem que seja online

Agora contem-me sobre vocês... 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.