segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Uma Semana Para Te Amar, Monica Murphy [Opinião]




Título Original: One Week Girlfriend
Autoria: Monica Murphy
Editora: Topseller
N.º Páginas: 208


Sinopse:
Temporária. É a palavra que melhor descreve a minha vida nos últimos anos. Sou a mãe temporária do meu irmão mais novo, já que, aparentemente, a nossa mãe não quer saber de nós. Tenho um trabalho temporário num bar, pelo menos até conseguir arranjar outra coisa. E sou a namorada temporária que todos os rapazes querem ter, porque me deixo seduzir facilmente. Ou, pelo menos, é o que dizem os rumores. Sou neste momento a namorada temporária do Drew Callahan, lenda da equipa de futebol da universidade e de quem toda a gente gosta. Ele precisava de alguém que fingisse ser sua namorada durante uma semana. Em troca de dinheiro. Muito dinheiro. Levou-me para o seu mundo falso, onde toda a gente me detesta e onde toda a gente quer alguma coisa dele. Mas a única coisa que o Drew parece querer sou eu. Já não sei em que acreditar. Tudo o que eu sei é que o Drew parece precisar muito de mim. E eu quero estar lá para ele. Para sempre.


Opinião:
No mundo literário que nos rodeia existem vários tipos de livros — nomeadamente, livros que são lidos e livros que são vorazmente devorados. De vez em quando, o segundo caso da equação surge de forma inesperada, e Uma Semana Para Te Amar não poderia ter sido uma maior surpresa. Pelas mãos de Monica Murphy chega-nos o primeiro volume de um quarteto de romances contemporâneos, com uma boa dose de secretismo, tensão familiar e atracção sexual.

Drew vê-se subitamente confrontado com a árdua demanda de passar as férias em honra do Dia de Acção de Graças com a sua família altamente disfuncional — um pai que pretende saber cada pormenor do seu futuro ainda por idealizar e uma madrasta que mostra um certo fascínio pela sua pessoa. Assim, e de modo a evitar situações com as quais não quer lidar, Drew tem a ideia de contratar uma rapariga que aceite passar por sua namorada enquanto ambos visitam a sua família. É então que Fable, de reputação algo duvidosa entre a camada masculina estudantil, entra na história.

O que começou como uma forma de escape para Drew rapidamente toma proporções sentimentais inimagináveis, e são esses dilemas e batalhas pessoais que verdadeiramente enriquecem esta obra. Seguindo dois pontos de vista diferentes — o de Drew e o de Fable —, Murphy apresenta ao leitor duas faces de uma mesma moeda. Ambos enfrentam o ardor que é apaixonar-se por alguém inesperado, enquanto o fingimento de uma relação é a base que serve de conhecimento entre duas pessoas até então completos estranhos. Mas também a carga dramática que advém da família de Drew — principalmente da parte de Adele, a madrasta —, e da família de Fable — dada a negligência da mãe desta — é potente no que diz respeito ao levantar de toda uma série de situações comuns mas que muitas vezes são mantidas no escuro.

Confesso que um dos pontos fortes desta história, fora o desenrolar do romance entre as duas personagens principais, é a temática central e abusiva que aborda. Não tenho ideia de ler muitos livros dentro deste género com este tipo de tema, e tendo em conta tudo o que viria a revelar caso entrasse em mais detalhes, é com uma certa pena que somente lhe toco muito superficialmente — embora as matizes desta e de outras questões sejam facilmente perceptíveis e ‘descobertas’ ao longo da narrativa, ainda assim são assuntos que não deixam de surpreender e chocar.

Este é um romance pequeno e por isso de rápida leitura. Voei pelas páginas de Uma Semana Para Te Amar como quem devora um gelado em pleno verão, e deixem-me que vos diga que mesmo em poucas páginas este romance new adult é rico em intensidade, em emoções e em decisões difíceis. Gostei bastante do crescimento da relação de Drew e Fable, e do sentimento de compreensão e união que se vai gerando entre eles — e, muito devido a isso, estou mais do que sequiosa pela continuação uma vez que o final deste primeiro livro foi assim um tanto ou quanto imprevisível. Talvez seja por estar numa onda de romances contemporâneos, ou talvez seja mesmo pela qualidade literária de Monica Murphy — a sua escrita é simples mas viciante, e o universo que cria é tão credível que se torna nosso —, o que eu sei é que Uma Semana Para Te Amar foi bom. Muito, muito bom. Marshmallow!

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.