domingo, 27 de outubro de 2013

A Rapariga de Papel, Guillaume Musso [Opinião]




Título Original: La fille de papier
Autoria: Guillaume Musso
Editora: Bertrand Editora
Nº. Páginas: 351


Sinopse:

Há apenas alguns meses, Tom Boyd era um escritor famoso em Los Angeles, apaixonado por uma célebre pianista. Mas na sequência de uma separação demasiado pública, fechou-se em casa, sofrendo de bloqueio artístico e tendo como única companhia o álcool e as drogas. Certa noite, uma desconhecida aparece em sua casa, uma mulher linda e completamente nua. Diz ser Billie, uma personagem dos romances dele, que veio parar ao mundo real devido a um erro de impressão do seu livro mais recente. A história é uma loucura, mas Tom acaba por acreditar que aquela deve ser de facto a verdadeira Billie. E ela quer fazer um acordo com ele: se ele escrever o seu próximo romance, ela poderá regressar ao mundo da ficção. Em troca, ele ajuda-a a reconquistar a sua amada Aurore. O que tem ele a perder?


Opinião:

Bem guardado num recanto escondido do meu interesse literário, existe um grupo selecto e muito restrito de autores que, por um dado romance ou outro, não só me marcaram como encontraram em mim uma leitora devota dos seus trabalhos. Porém, ocasionalmente, surgem desilusões que quebram o ritmo, quebram a corrente, e que me estagnam no que diz respeito a um tipo de escrita da qual, outrora, senti gostar. Guillaume Musso é um desses raros casos, em que por mais que tente encontrar vontade em voltar a pegar no seu último romance publicado em terras lusas, A Rapariga de Papel, não há entusiasmo, expectativa nem suspense que lhe valha.

Não tenho por hábito escrever opiniões negativas, confesso que não é algo que goste particularmente de fazer pois acredito que todo e cada livro conserva em si algo de especial, de único, que o distingue de entre os demais. No entanto, por vezes tal torna-se inevitável e, como acontece com A Rapariga de Papel, impossível de prever.
Já passou tanto tempo desde que peguei neste romance pela primeira (e, muito possivelmente, última) vez que, admito, não há muito do qual me recorde com exactidão, contudo, algo que me surge na mente sem qualquer tipo de falha é a escrita desprovida de qualquer sentido ou significado, demasiado simples e descuidada que o autor decidiu adoptar na concretização desta história que, a meu ver, tinha um potencial tremendo. Se há algo que lembro, com carinho, sobre Guillaume Musso é a sensibilidade intemporal do seu estilo narrativo, e, por isso mesmo, não consigo perceber o porquê de ter optado por um texto tão cinematográfico ao ponto de, na minha perspectiva, não se identificar em nada com a sua imagem de marca. 
Por diversas vezes quis sentir, na pele, os dilemas de uma personagem que se vê face a face com algo que deveria somente ser fruto da sua imaginação – sentir o medo, o entusiasmo, o amor nutrido por algo ficcionado tornado real -, mas não. Nada, é o que existe. Nada, é o que é transmitido ao leitor mais atento, mais sequioso por algo mais. E, assim, nada, é também o que fica.

A verdade é que não creio ser capaz de expressar, em mais palavras, o quanto este livro me desiludiu, ao ponto de pura e simplesmente desistir de, sequer, tentar. Não me tendo conseguido ligar à escrita, às personagens que me soaram superficiais, sem conteúdo, e ao caminho que a própria história estava a seguir, nada mais me restou que não fechar o livro e voltar a guardá-lo na estante. Não quero, de todo, com esta experiência desistir de um autor que tantas cicatrizes deixou em mim com um romance absolutamente impecável e perfeito quanto Salva-me, mas sei que, daqui para a frente, terei bastante mais cuidado na escolha das suas obras a ler. É uma pena, é tudo o que posso dizer.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.