domingo, 21 de novembro de 2010

Na Sombra do Pecado, J. R. Ward


Título Original: Lover Awakened
Autoria: J. R. Ward
Colecção: A Irmandade da Adaga Negra – Vol. III
Editora: Casa das Letras
Nº. Páginas: 438
Tradução: Maria Margarida Malcato


Sinopse:

Nas sombras da noite da cidade de Caldwell, em Nova Iorque, trava-se uma guerra territorial entre vampiros e seus caçadores. Ali, existe um bando secreto de irmãos sem igual – seis guerreiros vampiros, defensores da sua raça. De todos eles, Zsadist é o membro mais aterrorizador da Irmandade da Adaga Negra.

Um antigo escravo de sangue, o vampiro Zsadist ainda carrega as cicatrizes de um passado cheio de sofrimento e humilhação. Conhecido pela sua fúria insaciável e actos sinistros, é um selvagem temido tanto por humanos, como por vampiros. A raiva é a sua única companheira e o terror a única paixão – até salvar uma linda fêmea da maldade da Sociedade dos Minguantes.
Bella fica instantaneamente arrebatada pelo poder fulminante que Zsadist possui. Contudo, à medida que o desejo que nutrem um pelo outro começa a apoderar-se deles, a sede de Zsadist por vingança contra os atormentadores de Bella leva-o ao limite da loucura. Agora, Bella tem de ajudar o amante a ultrapassar as feridas do passado tortuoso e a encontrar um futuro ao lado dela...


Opinião:

A Irmandade da Adaga Negra é uma saga que tenho vindo a seguir com uma certa regularidade e fascínio. Dentro da literatura fantástica, o tema que acho mais interessante é o que aborda os vampiros e, na minha modesta opinião, J. R. Ward tem aqui um trabalho exímio, fantástico.

Neste terceiro volume, o guerreiro em destaque é Zsadist, um vampiro frenético, cheio de raiva e desprezo tanto por si como pelo que o rodeia, e só depois de, enquanto leitores, termos acesso ao seu passado é que uma luz se acende no nosso consciente e nos apercebemos do quão justificado é o seu comportamento. Zsadist sempre foi uma personagem que me cativou desde o início, desde o primeiro volume, e percebê-lo agora um pouco mais só veio aumentar a compaixão e fazer crescer o sentimento amigável que tenho por ele. Enquanto isso, e para diferenciar um pouco dos passados livros, temos uma protagonista aristocrata, vampira, marcada por uma desonra inesperada e desejosa por tornar seu amor um homem por si só já amaldiçoado.
A história que envolve os dois é muito bonita. Por vezes fiquei de pêlos no ar, completamente arrepiada, a torcer por um amor que parecia não querer vingar. No final, penso que o desfecho foi o mais adequado. No entanto, este livro não falou somente destes dois personagens. A acompanhar, temos o desenvolvimento de John enquanto rapaz e futuro vampiro, o crescer psicológico de Phury, gémeo de Zsadist, e que se vê privado de um amor capaz de o fazer esquecer o celibato, o amadurecimento de uma Sociedade de Minguantes que peca pelo pouco sentido de organização e hierarquia e, finalmente, por um triste acontecimento que mudou, e continuará a mudar, o funcionamento e interacção dos irmãos guerreiros enquanto protectores de uma sociedade de civis que, a cada minuto que passa, se vê mais enterrada num mundo de perigos e violência.

Gostei muito deste livro e por isso vou continuar a recomendar a leitura desta saga. J. R. Ward é fantástica ao conseguir juntar tantos elementos distintos entre si numa aventura de cortar a respiração. Agora, é aguardar pelo quarto volume. Espero que não tarde a ser publicado! 

2 comentários:

verónica disse...

Eu li neste fim de semana o Na sombra do Dragão, que era o que me faltava ler. Se tivesse comprado e lido os livros pela ordem certa, provavelmente não me teria tornado fã, mas como li a história de Zdasist em primeiro lugar fiquei rendida.
É uma personagem cheia de força e não estou a falar de força bruta. A autora conseguiu criar uma personagem que não sendo propriamente bonita, faz todos gostarem e se sentirem atraidos por ele, o que eu acho fantástico.
Eu fiquei curiosa também para saber o que irá acontecer a Phury, ele que tem aquele amor pelo irmão e que sofre tanto como ele. No fim do livro pareceu-me algo perturbado mas parece que ainda temos de aguardar muito para saber o que lhe aconteceu.

Juanitah Nunes disse...

Eu não me posso alongar muito no que toca 'a irmandade da adaga negra senão levo na cabeça com a minha mania dos spoilers...

sou seguidora da saga, ainda esta não era traduzida em português.. e gosto tanto que a colecciono na versão orginal como na versão portuguesa... e o Zsadist? OH MEU DEUS.. sem dúvida o meu favorito!!!

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.